Blog

28 Outubro 2016

“Deixa Pra Começar No Ano Que Vem”

Às vezes me pergunto se o ano, na mente humana, tem apenas 8 meses de duração.

Me pergunto isso porque não é incomum, desde meados de Outubro, ouvirmos as pessoas deixarem decisões importantes e novos movimentos para “o ano que vem”, “deixa pra Janeiro que o ano já acabou”.

Em Janeiro, o adiamento vem de novo e tudo vai ficando pra depois do Carnaval. Tostines vende mais por que é fresquinho ou é fresquinho por que vende mais? Será que as coisas não funcionam de Novembro até Fevereiro, ou a gente usa de muleta pra procrastinar decisões importantes? Será que mudanças feitas nessa época são diferentes do resto do ano?

 

Muleta pra procrastinar decisões importantes?

Todo processo de mudança leva alguns meses para acontecer – seja uma dieta, seja o início de uma rotina de exercícios, seja um processo de Coaching. Tudo isso leva tempo para mostrar seus primeiros resultados, são necessários pelo menos 2 a 3 meses para que se veja a mudança inicial: na balança, no espelho, nos comportamentos, no emprego ou no dia-a-dia.

 

Especialmente quando falamos de processo de Coaching, eu que trabalho preferencialmente com sessões quinzenais por ver melhores resultados do que em sessões mensais, é um processo que acaba levando 6 meses. E, de fato, o tempo de 6 meses para promover uma mudança importante de comportamento, realizar um projeto ou fazer uma transição de carreira é muito mais factível que 3 meses (duração média de um processo com sessões semanais).

 

Muitas vezes, temos a ilusão do curto prazo, mas esquecemos que não é a partir do primeiro dia da dieta que as calças voltam a fechar, ou não é na primeira sessão de Coaching que você vai achar seu propósito de carreira. Isso tem um caminho a ser percorrido, que nem sempre é fácil ou rápido.

 

Não é no primeiro dia de dieta que suas calças voltam a fechar... É um processo!

Dessa maneira, fica a pergunta: quantos meses mais você vai procrastinar essa decisão importante?

 

Você prefere começar agora e já ver resultados iniciais em Janeiro e a mudança concretizada em Abril de 2017?

 

Ou deixar pra começar em Janeiro... pra depois do Carnaval... e só conseguir atingir seus objetivos no segundo semestre de 2017?

 

Você tem tanto tempo assim a perder?

 

Fonte: Linkedin / Daniela Gebenlian

Investir em conhecimento é fundamental